Publicador de Conteúdos e Mídias

null Certificação Florestal: de 100 dúvidas, para Sem Dúvidas!

icone

central de notícias

Conseguir os selos de certificação florestal para ser um dos nossos parceiros pode parecer uma tarefa difícil. Mas é justamente o contrário! Confira aqui as respostas para as principais dúvidas sobre esse assunto.
esquerda direita
Certificação Florestal: de 100 dúvidas, para Sem Dúvidas!

Nossa Companhia tem como prioridade o crescimento aliado ao desenvolvimento sustentável e, por isso, todos os parceiros do Plante com a Klabin precisam ter o selo de certificação FSCⓇ(Forest Stewardship CouncilⓇ) e Cerflor (Programa Nacional de Certificação Florestal). Eles geram garantias e permitem que todo o ciclo florestal seja economicamente viável, ambientalmente adequado e socialmente justo.  

Antes de conquistar esses selos, o produtor rural passa por um período de análise, adequação e regulamentação, caso seja necessário, e é justamente esse processo de certificação florestal que deixa muita gente confusa. Mas não precisa se preocupar! Para provar que não é nenhum “bicho de sete cabeças”, Samantha Paiva, Coordenadora de Responsabilidade Ambiental e Florestal da Klabin, e Juliana Rodrigues Caldas, Técnica Florestal do Plante com a Klabin, responderam logo abaixo as principais dúvidas que surgem sobre esse assunto. Confira: 

 

- Como faço para ser certificado?  

Depois dos primeiros contatos para o fechamento da parceria, o produtor é direcionado para o programa Matas Legais da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida - Apremavi, que o auxiliará, por meio de uma verificação de campo, na regularização e adequação da sua área. Com tudo encaminhado, o produtor é direcionado para a fase de consultoria com a empresa parceira da Klabin, que dará orientações sobre a certificação. Logo depois, essa mesma consultoria o direciona para a certificadora, que avaliará se a propriedade tem direito ao selo. Depois do processo finalizado também são feitas auditorias de campo na propriedade para atualizar a documentação durante cinco anos, até a renovação da certificação.  

Para compreender mais a fundo como funciona cada etapa do processo de certificação para a obtenção dos selos florestais, bem como seus principais benefícios, acesse as matérias: Como obter a certificação florestal?  / Sob os olhos de uma especialista 

 

- Quanto é necessário investir financeiramente para conseguir o certificado? 

Hoje em dia, a Klabin é responsável pelo custeio da consultoria por meio da empresa parceira, por isso, esse processo é gratuito para o produtor rural. Ele precisará desembolsar algum valor apenas no caso de aquisição de uma documentação nova ou atualização de alguma já existente.   

 

- Quanto tempo leva para uma propriedade ser certificada? 

Se a área já estiver com a documentação encaminhada e adequada, o processo de certificação pode durar, em média, 6 meses. No caso de a propriedade necessitar de novos documentos, planos de ações e demais processos, o tempo de duração para a obtenção do selo pode demorar mais.  

 

- O que é uma auditoria de campo?  

Na fase da consultoria, e também anualmente após a certificação, a empresa certificadora realiza uma visita a propriedade, para avaliar o cenário e mapear pontos de atenção e melhoria. As auditorias ocorrem para avaliar o desempenho no cumprimento dos requisitos legais e analisar a operação como um todo. A vistoria não possui o intuito de penalização, mas sim para dar suporte e orientar o produtor rural parceiro. 

 

- Para ser certificado e poder firmar uma parceria a área não pode ter histórico de irregularidade?  

Caso seja encontrado algum tipo de irregularidade atual ou no histórico da propriedade, o futuro parceiro será orientado e terá todo o auxílio necessário para adequar suas terras às normas vigentes. Com os selos conquistados podemos concluir o contrato de parceria, e mesmo que a adequação ou recuperação de área leve algum tempo, assim que o produtor aderir ao Programa de Regularização Ambiental - PRA, já estará apto para consolidarmos uma parceria. 

Se antes mesmo de iniciar o processo de certificação o produtor já quiser entender melhor o cenário atual e o passado de sua área, ele pode acessar a plataforma gratuita MapBiomas, lá é possível acessar diversos filtros que lhe permitirão conhecer melhor sobre as características de suas terras, bem como, mapear possíveis pontos de atenção. Quer entender um pouco mais sobre essa plataforma? Acesse nossa matéria: Mapbiomas: uma rede colaborativa para um mundo sustentável 

 

Auxiliando e Compartilhando: Se o produtor tiver que fazer uma recuperação de área implantando vegetação nativa, ele pode contar com o apoio do Matas Legais, que fornecerá para ele, sem nenhum custo, as mudas necessárias. 

 

- Como funciona a renovação da certificação depois de 5 anos? 

É um processo quase que automático e muito simples! Já que a certificadora atualiza os documentos da propriedade anualmente, no período da renovação os documentos já estarão preparados e atualizados. Por isso, ao fim do contrato o produtor pode optar por renovar ou não a certificação. 

 

- Posso sair da certificação? Sou penalizado? 

O produtor possui a liberdade para pedir o cancelamento da sua certificação sem nenhum custo ou penalização. Porém, é importante relembrar que para ser parceiro do Plante com a Klabin é necessário estar em dia com os selos florestais. Dessa forma, orientamos que o desligamento seja feito apenas ao fim da vigência do contrato. 

 

- É possível criar animais ou desenvolver agricultura na propriedade caso seja certificado? 

Pode sim! O produtor tem total liberdade sobre suas terras para diversificar sua cultura, inserindo uma nova ou dando continuidade para alguma já existente. Mas é preciso estar atento e se adequar às regulamentações vigentes do Código Florestal Brasileiro.  

 

Vantagens e Feedbacks positivos para dar e vender! 

Segundo Samantha Paiva, a partir do momento em que o produtor rural se torna certificado, ele passa a ter acesso a diversas novas possibilidades. Ele poderá contar com uma equipe disponível para tirar dúvidas, informá-lo, orientá-lo e assessorá-lo de modo geral, e diminuindo a incidência de possíveis irregularidades! Juliana Rodrigues Caldas, Técnica Florestal do Plante com a Klabin, completa apontando alguns dos principais pontos positivos nos feedbacks dos produtores parceiros sobre as certificações: 

- Assessoria gratuita em caso de dúvidas sobre regularização ambiental; 

- Valorização da madeira e maior acessibilidade ao mercado; 

- Valorização da marca e/ou imagem; 

- Maior compreensão sobre a importância da sustentabilidade. 

 

Sem interrogações por aqui! Se ainda tiver alguma dúvida em relação as certificações florestais, o produtor pode entrar em contato com a nossa Central de Atendimento 24 horas por dia no número 0800 728 0607.