Publicador de Conteúdos e Mídias

null FSCⓇ na prática: como obter a certificação florestal?

icone

central de notícias

FSC na prática
esquerda direita
FSCⓇ na prática: como obter a certificação florestal?

O selo FSCⓇ (Forest Stewardship CouncilⓇ) é uma certificação mundialmente reconhecida, que tem como principal missão incentivar o manejo florestal sustentável, garantindo que as áreas de plantio cumprem todos os requisitos legais e ambientais.  Esse é um dos primeiros passos para aderir ao nosso programa.

Fernanda Szekut, Supervisora Comercial do Plante com a Klabin, ressalta os benefícios dessa oportunidade para o proprietário rural. “O FSCⓇ gera valor à madeira do produtor, que se torna certificada e mais valiosa no momento da venda. Cada vez mais, os clientes estão valorizando produtos que demonstram seu compromisso com a sustentabilidade. Então, essa é uma realidade que veio para ficar”, afirma. É importante dizer que a Klabin atua como facilitadora nesse processo, oferecendo suporte ao proprietário rural.

Além da Klabin, existem mais três atores envolvidos nesse processo: a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e uma empresa que vai auxiliar a certificar a área. Vamos entender melhor cada uma das etapas para obter a certificação do selo:

1- Em um primeiro momento, uma equipe da Klabin irá à propriedade fazer o levantamento das condições da área para plantio. A partir disso, elaboramos o contrato.

2- Na sequência, nosso time direciona o proprietário à Apremavi, que o auxiliará na regularização ambiental, e legal da área de plantio. Neste momento, também é iniciado um processo de adequação e caso necessário, restauração ambiental, das Áreas de Preservação Permanentes (APPs), a fim de corrigir desvios e demarcar o terreno. Essas iniciativas fazem parte de um programa robusto mantido pela Klabin, o Matas Legais, que é dirigido a nossos parceiros na produção de florestas.

3- Com tudo regularizado junto à Apremavi, o produtor pode, então, procurar uma consultoria, que dará orientações sobre a certificação. É essa empresa que munirá o proprietário de informações sobre as exigências da empresa certificadora, que abrangem principalmente questões documentais e ações práticas quanto ao manejo. 

4- Logo depois, essa mesma consultoria direciona o produtor rural à certificadora, que vai avaliar se a propriedade tem direito ao selo. Então, ao longo dos próximos cinco anos, auditores do FSCⓇ vão à propriedade avaliar o desempenho no cumprimento dos requisitos legais e avaliar a operação como um todo. 

Também orientamos nossos parceiros a obter o Cerflor (Programa Nacional de Certificação Florestal). Acesse https://snif.florestal.gov.br/pt-br/certificacao-florestal/322-certificacao-cerflor para saber mais.

Matas Legais é um projeto da parceria entre a Apremavi e a Klabin que objetiva desenvolver ações de conservação, educação ambiental e fomento florestal que ajudem a preservar e recuperar os remanescentes florestais nativos, além de melhorar a qualidade de vida da população.

(FSC-C022516)