Certificações florestais e seus múltiplos benefícios
central de notícias
Nossa Companhia não abre mão de conduzir um desenvolvimento aliado à sustentabilidade, na qual uma de nossas premissas é assegurar que toda a cadeira operacional, da floresta ao cliente, respeite as legislações brasileiras e os padrões internacionalmente reconhecidos. Por isso, os parceiros do Plante com a Klabin precisam ter o selo de certificação FSC® (Forest Stewardship Council®) e Cerflor (Programa Nacional de Certificação Florestal). Eles geram garantias, benefícios e ainda permitem que todo o ciclo florestal seja economicamente viável, ambientalmente adequado e socialmente justo.
De mãos dadas no caminho certo!
Durante a ECO-92, uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o meio ambiente e desenvolvimento, foram criados os selos florestais. Um pouco depois, no ano de 1998, a Klabin se tornou a primeira empresa do setor, no Hemisfério Sul, a receber a certificação FSC® para as áreas florestais. Também adquirimos o selo Cerflor/PEFC - Programa para o Endosso dos Esquemas de Certificação. Embora os esquemas FSC® e Cerflor/PEFC sejam certificações florestais, elas possuem princípios e critérios distintos.
FSC® C022516
E para que servem esses selos? Você provavelmente já deve tê-los visto em algum dos produtos do seu dia a dia, embalagens de longa-vida, caixas de papelão, embalagens de materiais de higiene, dentre outros. Para que eles cheguem até ali, é preciso certificar todos os processos envolvidos na operação, guiando-os rigorosamente pelos 10 princípios do FSC® e os 5 do CERFLOR/PEFC. Confira a seguir quais são eles:
FSC®
1. Cumprimento das Leis Ambientais.
2. Direitos dos Trabalhadores e Condições de Trabalho.
3. Direitos dos Povos Indígenas.
4. Relações com a Comunidade.
5. Benefícios da Floresta.
6. Valores e Impactos Ambientais.
7. Planejamento do Manejo.
8. Monitoramento e Avaliação.
9. Altos Valores de Conservação.
10. Implementação das Atividades de Manejo.
Cerflor/PEFC
1. Cumprimento da legislação.
2. Racionalidade no uso dos recursos florestais a curto, médio e longo prazos, em busca da sua sustentabilidade.
3. Zelo pela diversidade biológica.
4. Respeito às águas, ao solo e ao ar.
5. Desenvolvimento ambiental, econômico e social das regiões em que se insere a atividade florestal.
Como já dizia o famoso ditado popular, “uma andorinha sozinha não faz verão”. Por isso, os parceiros do Plante com a Klabin também precisam possuir os selos florestais. “Desse modo, podemos ter a certeza de que as áreas que aderirem ao programa estão preservadas e regularizadas. O certificado é uma garantia de que aquela propriedade cumpre todos os requisitos da legislação, respeitando o meio ambiente e conduzindo corretamente as práticas trabalhistas e sociais”, diz Valério Araújo Frossard, consultor da área de Manejo e Meio ambiente da Klabin.
Qual o processo para se tornar certificado?
Depois do fechamento da parceria, o produtor deve contratar uma empresa de consultoria especializada em certificação FSC e PEFC, que realizará vistorias na propriedade para as devidas adequações, bem como a análise de documentos, verificação de supressão de vegetação nativa, entrevistas com empregados, dentre outras ações. Caso sejam necessários alguns ajustes, estes serão recomendados. Depois deste processo concluído a propriedade estará apta para se certificar. A empresa de consultoria então, solicita à certificadora a auditoria externa para a validação da propriedade nos esquemas FSC e PEFC.
O parceiro conta com o suporte da Klabin e da empresa de consultoria para tirar dúvidas, informá-lo, orientá-lo e assessorá-lo de modo geral. Clique aqui e entenda melhor sobre todo esse processo.
Um cenário de ganha-ganha
Nos dias de hoje, conhecer as origens dos produtos é uma exigência cada vez maior do mercado. “A sustentabilidade é uma demanda atual que precisa ser atendida, pois, o mundo está valorizando cada vez mais essa condição e as empresas estão assumindo esse compromisso”, pontua Valério. Os selos, por sua vez, são essenciais neste cenário! Eles permitem a comprovação e rastreabilidade de todos os processos pelos quais um produto passou, gerando uma documentação que garante acesso a esse mercado e diversos benefícios em toda a cadeia envolvida.
Segundo o consultor, a principal vantagem, além do nosso apoio contínuo, é a organização documental atualizada que a propriedade passa a ter depois que é certificada, reduzindo os riscos socioambientais do seu negócio. Isso acontece, porque no processo de certificação, é necessária a apresentação de certos documentos e se, em algum momento, o produtor passar por uma fiscalização, ele provavelmente terá em mãos, material de defesa para comprovar que está conduzindo suas atividades florestais em cumprimento com a lei. "Já tivemos casos em que o parceiro foi autuado e ele conseguiu provar sua inocência por meio dos documentos, registros e evidências que foram coletados pela empresa de consultoria durante as auditorias", relata.
Outro benefício das certificações é a conscientização e o acesso à informação que ela gera. Muitas vezes, o produtor não sabe quais são as ações necessárias que devem ser realizadas ou evitadas para que a sua operação se torne adequada. “É gratificante saber que estamos ajudando o parceiro no resgate da essência original daquele local. É muito importante também sermos conscientes do nosso papel em frear a deterioração dos recursos naturais para nós, nossos vizinhos e também para as gerações futuras”, conclui.
Confira a seguir o relato de dois produtores rurais, parceiros do Plante com a Klabin, sobre a importância das certificações: