Publicador de Conteúdos e Mídias

null Venha para esta corrente do bem

icone

central de notícias

Parceiros florestais são decisivos para alcançarmos os Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS), conjunto de diretrizes de curto, médio e longo prazo alinhadas à Agenda 2030 da ONU.
esquerda direita
Venha para esta corrente do bem

O compromisso da Klabin com o desenvolvimento sustentável ganhou ainda mais fôlego a partir de 2020, quando a Companhia lançou seus compromissos de curto (2021), médio (2025) e longo prazo (2030), alinhados à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Nasciam naquele momento os Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável, os KODS, que, além de organizar e orientar as decisões da Companhia neste campo, também evidenciam nosso empenho em gerar valor para a sociedade e os públicos com os quais nos relacionamos. 

 

A Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU reúne 17 objetivos e 193 metas, que partem de análises do nosso cenário atual para sugerir linhas de ação voltadas à garantia da vida no planeta e da justiça social para as atuais e futuras gerações. Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas - IPCC, estamos em um cenário preocupante. O não cumprimento dessas metas até 2030 trará impactos negativos para as atividades humanas na Terra, em especial para as que dependem do clima para seus resultados, como as atividades agropecuárias.

 

O Plante com a Klabin, iniciativa que oferece ao produtor rural a possibilidade de integrar a silvicultura aos cultivos presentes em suas propriedades e diversificar a renda, está alinhado aos KODS. Um desses objetivos é exatamente o de aumentar a disponibilidade de madeira certificada através do estabelecimento de parcerias, de modo a estimular o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região. 

 

Nosso empenho para que os parceiros obtenham a certificação ambiental de suas propriedades também está em sintonia com esses objetivos. A Klabin sempre priorizou o manejo sustentável e foi pioneira no Hemisfério Sul ao aderir à certificação FSC® (Forest Stewardship Council ®). Para atender os KODS, estamos nos organizando para que até 2030 toda a madeira utilizada em nossas operações seja 100% certificada pelo FSC e Cerflor. E vamos oferecer aos nossos parceiros o suporte necessário para adequar a propriedade às exigências dos selos ambientais. 

 

A certificação florestal traz uma série de vantagens para os produtores. “Uma melhor gestão dos recursos investidos colabora com a sustentabilidade econômica do negócio e traz, como consequência, benefícios pessoais e sociais. Isso tudo promove uma verdadeira mudança cultural, que resulta no desenvolvimento de comunidades, na melhoria da qualidade de vida para trabalhadores e em benefícios ambientais para a região e o país”, avalia a coordenadora de Responsabilidade Ambiental Florestal da Klabin, Samantha Paiva.

(FSC-C022516)