Publicador de Conteúdos e Mídias

null Tempo de plantar, tempo de colher

icone

central de notícias

Janela de plantio indica o melhor período para cada espécie florestal
esquerda direita
Tempo de plantar, tempo de colher

Observar a estação do ano para o plantio de cada espécie a ser cultivada é uma das formas de reduzir a possibilidade de danos às mudas. No Paraná, a região atendida pelo programa é beneficiada por poucos períodos de estiagens, o que reduz a necessidade de irrigação. “No momento do plantio, precisamos ter certeza de que a condição de umidade do solo está favorável ao plantios das mudas. O ideal é quando o plantio acontece no máximo até uma semana depois da última chuva, para que o solo tenha um pouco de umidade. Evitar os períodos de estiagem também é importante e, em alguns casos, a irrigação é indispensável”, conta James Stahl, especialista em solos e manejo.

Para o eucalipto, o momento ideal é nos meses de setembro a janeiro, quando as chuvas são mais frequentes, e dessa forma não estaremos expondo as mudas a eventos de geada ou baixas temperaturas nos primeiros meses de vida. Já para o pínus, o período mais indicado é entre abril e agosto, quando as mudas estão no período de dormência e ficam menos ativas, sofrendo menos com o transplante do viveiro para o solo. Também é preciso fugir dos períodos longos de estiagem. 

Os parceiros que optam pelas modalidades com mudas fornecidas pelo Plante com a Klabin receberão as jovens plantas prontas para aproveitar melhor a janela de plantio. 

Nos últimos três anos, a equipe do Plante com a Klabin está atenta a um fenômeno natural chamado La Niña, que causa resfriamento no Oceano Pacífico e deixa o tempo mais seco no sul do Brasil. Por isso é importante verificar com a equipe da Klabin se há a necessidade de irrigação da floresta. “Oferecemos todo o apoio técnico ao produtor, para que ele saiba que não está sozinho para enfrentar essa fase”, lembra o  ecofisiologista, Marco Aurélio Figura, pesquisador da Klabin.