Publicador de Conteúdos e Mídias

null Planejamento e dedicação para o cultivo de pínus

icone

central de notícias

Conheça as vantagens do plantio durante o outono e inverno
esquerda direita
Planejamento e dedicação para o cultivo de pínus

Florestas de pínus se desenvolvem melhor se forem plantadas entre os meses de abril e agosto. Respeitar a chamada janela de plantio aumenta as chances de sobrevivência das mudas e assegura que a floresta aproveite ao máximo as condições climáticas. Para entender melhor essas e outras questões envolvidas no manejo de florestas de pínus, leia a seguir a entrevista com o Pesquisador Especialista em solos e manejo silvicultural da Klabin, James Stahl.

James Stahl fala sobre o melhor momento para o plantio de pínus


Por que o plantio das mudas de pínus deve respeitar esse período? 
Porque entre abril e agosto, a muda passa pelo processo de dormência, período em que quase para o seu ritmo de crescimento. Desse modo, se for exposta a  condições climáticas adversas, ela consegue sobreviver. Além disso, o pinus não sofre com o frio. Entre julho e agosto, ela começa a emitir novos brotos e volta a se desenvolver rapidamente. Se a muda fosse plantada no verão, quando ela está em período de pleno crescimento, ela fica mais exposta a condições menos favoráveis, como excesso de calor, falta de chuvas e solo muito seco, podendo diminuir a sobrevivência em campo após o plantio, consequentemente atrapalhando o seu desenvolvimento.
 
A quais questões o produtor deve se atentar nesses primeiros anos do plantio? 
Antes de plantar é importante preparar o solo, deixando a linha ou a cova de plantio limpa e revolvida para receber a muda. Quando o plantio é bem feito, as chances de sobrevivência da muda de pínus neste arranque inicial do crescimento aumentam. O sucesso do plantio depende dos cuidados aplicados nos primeiros dois a três anos. Por isso, durante esse período, o produtor tem que ficar atento à plantação, para evitar a matocompetição e as pragas, como as formigas.
 
O que pode prejudicar o crescimento de uma floresta de pínus?
As duas principais interferências que podem ocorrer no plantio de pínus são a matocompetição e a falta de controle de pragas. O produtor tem que encarar a área de plantio de floresta de pínus ou de eucaliptos como uma lavoura, que ele planeja e acompanha, principalmente nos primeiros anos. Esse envolvimento é necessário para que ele tenha uma boa produção ao final do ciclo.
 
Como é a qualidade das mudas fornecidas aos parceiros do Plante com a Klabin?
Os produtores recebem as mesmas mudas que a Klabin utiliza em suas áreas próprias. Elas são preparadas pelos times da Companhia. Na modalidade Permuta de Insumos e Serviços, a equipe da Silvicultura faz o plantio; e na modalidade Permuta de Mudas, as mudas devem ser solicitadas ao time do Plante com a Klabin. 

Se você ainda tem dúvidas, procure um integrante do Time do Plante com a Klabin. Entre em contato pelo whatsapp (42) 99818-4969