Publicador de Conteúdos e Mídias

null Permuta de mudas: garantia de qualidade das florestas

icone

central de notícias

O uso de mudas preparadas pela nossa equipe garante florestas saudáveis e bons resultados.
esquerda direita
Permuta de mudas: garantia de qualidade das florestas

Mudas e insumos de alta qualidade para o plantio podem garantir o sucesso das florestas dos produtores que optam pelo contrato de Permuta de Mudas, no Plante com a Klabin. Nessa modalidade, o preparo de solo, implantação e manutenção da floresta ficam a cargo do parceiro, que pode realizar o trabalho como já é de seu costume, com orientação do nosso time de Assistência Técnica, que busca a cada dia estar mais próximo dos produtores rurais e aperfeiçoar seus conhecimentos. 

Contamos com uma equipe especializada na Pesquisa Florestal para selecionar e recomendar clones de Eucalyptus de alta produtividade, transferindo tecnologia de ponta para nossos parceiros. Regiane Abjaud Estopa, pesquisadora e responsável pelo melhoramento genético na Klabin, afirma que, com o uso de clones híbridos (cruzamento entre uma ou mais espécie), podemos garantir plantios florestais homogêneos e de alta produtividade. “Mudas com maior qualidade, tolerância a pragas, doenças e geada, além do maior aproveitamento final da matéria-prima, contribuem diretamente para o abastecimento de madeira futura, não só para a Klabin, mas também para o mercado madeireiro regional”, reforça. Os novos clones, denominados K’s, são protegidos no Ministério da Agricultura e, após a confirmação de alta produtividade pelos inventários florestais da empresa, são compartilhados com nossos parceiros. “O clone precisa de preparo de solo adequado, adubo, controle de mato e formiga no momento certo. Por isso, a equipe de apoio técnica sempre está disponível para auxiliar nesse sentido”, completa Regiane. As mudas e formicidas fornecidos pela Klabin podem ser retirados diretamente em uma de nossas unidades.

O tempo ideal da produção de mudas é outro fator decisivo para as boas práticas de implantação da floresta. Fábio Nunes Moreira, coordenador do Viveiro de Mudas, explica que todo o processo de produção de mudas leva entre 110 e 125 dias. Na fase inicial, já é possível pensar nas características das plantações para que elas se tornem mais resistentes a geadas ou a clima tropical. Para isso, é feita a coleta das estacas, o preparo do substrato em bandejas e o enraizamento na Casa de Vegetação. Após esta etapa, as mudas recebem umidade e água por 21 a 35 dias. Então, após 90 dias na praça de climatização, elas estão prontas para seu destino final. “Para o produtor rural, nosso material genético é a segurança que está plantando mudas de alta produtividade e qualidade, que serão fundamentais para o bom desempenho da floresta e saúde do solo”, confirma Fábio.

Vale lembrar que todas as modalidades de contrato do Plante com a Klabin contam com visitas técnicas durante o ciclo de plantio e apoio para adequação aos parâmetros de certificações internacionais  e no Programa Matas Legais. 

Para outras informações, entre em contato pelo e-mail plantecomaklabin@klabin.com.br ou pelo telefone 0800 728 0607.