Publicador de Conteúdos e Mídias

null Matocompetição exige cuidados desde a raiz

icone

central de notícias

Matocompetição exige cuidados desde a raiz.
esquerda direita
Matocompetição exige cuidados desde a raiz

Assistência técnica do Plante com a Klabin acompanha o fenômeno em sua propriedade rural

 

A matocompetição consiste na presença de plantas daninhas que, ao competirem por água, luz e nutrientes dentro de um mesmo local, causam a redução do crescimento e desenvolvimento de plantas menos adaptadas, como o pínus e o eucalipto. Então, visando a controlar e minimizar os problemas associados às plantas daninhas em sua cultura, nossa equipe técnica está preparada para atender e implementar medidas, ações preventivas e de erradicação por meio de um conjunto de estratégias integradas de manejo.  

Mariane Camargo, pesquisadora da Klabin e especialista no tema, conta que as plantas daninhas são, em geral, muito agressivas do ponto de vista de interferência. Isso porque são naturalmente adaptadas ao ambiente em que estão inseridas e possuem capacidade de crescer rapidamente, principalmente quando comparadas às plantas cultivadas, que foram selecionadas e melhoradas geneticamente com foco na produtividade e não são originárias daquele determinado local. Desse modo, a habilidade competitiva das plantas daninhas em relação às cultivadas, como o pínus e eucalipto, é maior.

 

Sítio Serrano - Parceiro do Plante com a Klabin, Tarcino Luiz Davantel
 

“A primeira orientação de nossas equipes é explorar a janela de plantio na melhor época do ano para cada espécie”, afirma Fernanda Szekut, supervisora Comercial do Plante com a Klabin. O eucalipto, por exemplo, tem crescimento favorável em altas temperaturas, em estações como primavera-verão. Já o pínus se adapta melhor no inverno, estação que garante seu maior potencial produtivo, fazendo com as plantas tanto de eucalipto quanto de pínus cresçam e fechem a copa em um período mais curto, interferindo assim no sombreamento da floresta, o que inviabiliza naturalmente a incidência de plantas daninhas que necessitam de maior luz solar para sua propagação satisfatória.

Outra orientação importante é iniciar o plantio florestal livre de interferências, “mato-zero” como costumamos dizer aqui, pois principalmente nas estações mais quentes do ano, o desenvolvimento favorável de plantas daninhas coincide com o melhor crescimento dos plantios de eucalipto. Por isso, as estratégias de controle, principalmente nesta fase inicial de plantio até o fechamento das copas das árvores, são fundamentais para o sucesso de sua floresta. 

Contar com uma assistência técnica especializada, como a da Klabin, é fundamental para enfrentar a matocompetição no plantio florestal da maneira mais adequada e compatível à sua área. “Muitas vezes, nosso parceiro não dispõe das ferramentas necessárias para tal e, por isso, estamos disponíveis para orientá-lo a agir preventivamente, buscando garantir florestas de boa qualidade e alta rentabilidade, reduzindo assim a pressão sobre as florestas naturais e contribuindo para conservação da biodiversidade. Além de, é claro, muitos outros serviços ambientais importantes para o bem-estar de todos”, completa Fernanda.

 

Reforçamos a importância da janela de plantio para a melhor qualidade de sua floresta. Por isso, procure o Time do Plante com a Klabin, que pode te ajudar a conseguir as mudas de que você precisa para uma floresta de alta qualidade.