Publicador de Conteúdos e Mídias

null Madeira desponta no cenário econômico internacional

icone

central de notícias

Madeira desponta no cenário econômico internacional
esquerda direita
Madeira desponta no cenário econômico internacional

Setores como e-commerce e construção civil se beneficiam da ascensão do setor

Segundo o levantamento da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), o Brasil possui 9 milhões de hectares plantados de pínus, eucalipto e demais espécies florestais. Desse total, 7,4 milhões de hectares são certificados na modalidade manejo florestal sustentável, que evidencia o respeito ao meio ambiente e às boas práticas do setor. No país, as árvores plantadas são responsáveis por 91% de toda a produção de madeira para fins industriais, enquanto os outros 9% resultam de matas nativas. 

Crescimento do e-commerce impacta demanda

A madeira é convertida em produtos que atendem às necessidades cotidianas da população. Um dos exemplos de seu uso é o e-commerce, que vem crescendo desde o início da pandemia. Para garantir que produtos de primeira necessidade cheguem em segurança até o consumidor, a escolha por embalagens inteligentes e com menor impacto ambiental se tornou uma prioridade.

Embalagem para e-commerce Klabin

E os números deixam claro o crescimento do setor. Em maio de 2021, a prévia do Índice Brasileiro de Papelão Ondulado (IBPO) apresentava uma elevação de 24,3% em comparação ao mesmo período do ano passado. Essa nova realidade impacta positivamente os números da Klabin que, para suprir a demanda do mercado por embalagens, anunciou em maio deste ano um investimento adicional de R$2,6 bilhões no projeto Puma II, em Ortigueira. 

Com a valorização crescente de matérias-primas que carreguem atributos de sustentabilidade, os benefícios compartilhados pelo Plante com a Klabin configuram-se ainda mais amplos. Por isso, a Klabin só trabalha com madeiras certificadas, que resultem de um processo produtivo que traga ganhos para todos os envolvidos: os fornecedores, o meio ambiente, a economia e a sociedade.