FSCⓇ sob os olhos de uma especialista
central de notícias
O Plante com a Klabin incentiva todos os parceiros que desejem plantar pínus ou eucalipto a obterem o certificado de manejo florestal FSCⓇ (Forest Stewardship CouncilⓇ). Para explicar por que este selo é fundamental para a prosperidade de sua floresta, conversamos com Samantha Paiva, Consultora de Sustentabilidade da Klabin, que enxerga um potencial transformador em nosso programa.
Confira!
Antes de mais nada, o que é o selo FSCⓇ?
O selo é uma certificação florestal que gera garantias ambientais e permite que o plantio das florestas se torne economicamente viável, ambientalmente adequado e socialmente justo. Ele nasceu depois da ECO-92, uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) que é um marco histórico sobre o futuro do meio ambiente.
Qual é a importância de certificar as florestas parceiras?
A certificação possibilita que mostremos para nossos clientes - e também para o mundo - qual caminho estamos escolhendo. Desde o primeiro momento, nossa equipe realiza o monitoramento das florestas para garantir que todos os trâmites legais e ambientais estão sendo seguidos. Também avaliamos a quantidade de herbicidas necessários à floresta, visualizamos melhor o controle de pragas e evitamos danos comerciais à madeira.
Essa certificação também demonstra que os colaboradores envolvidos no plantio têm condições de trabalho seguras.
E como o produtor rural consegue obter o selo?
Eu costumo dizer que o primeiro passo é ter vontade de contribuir e acreditar em um processo de transformação. Esse é um trabalho em conjunto, que visa a melhorias socioambientais e exige esforço de ambos os lados. A partir disso, realizamos uma avaliação da documentação da área, além de uma análise da propriedade, para traçar um plano de ação. Com esse planejamento, avaliamos se existem colaboradores trabalhando ali e também possíveis desvios.
Outro ponto é a existência de outros cultivos na mesma área. Se houver pecuária, orientamos o produtor a realizar o cercamento das áreas de preservação permanente. Se houver agricultura, orientamos a separação do depósito de químicos, para que os produtos sejam identificados para cada fim. Antes da obtenção, tudo será avaliado a fim de cumprir os 10 princípios do FSCⓇ, que contemplam a legislação, os direitos do trabalhador, povos nativos, entre outros assuntos. É importante dizer que haverá o acompanhamento anual e, a cada 5 anos, é preciso renovar a certificação.
Quais são as documentações necessárias?
Todo o processo será guiado. Nosso parceiro será encaminhado para a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), responsável pelo programa Matas Legais. Ela fará as demarcações necessárias para as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e iniciará, caso necessário, a recuperação ambiental da área. Depois disso, essa consultoria encaminhará o proprietário a uma empresa certificadora, que dará sequência aos trâmites da obtenção.
Como o proprietário rural pode se beneficiar do FSCⓇ?
Hoje, a Klabin paga mais pela madeira, por ela ser certificada. A sustentabilidade é uma demanda do mercado que precisa ser atendida, pois o mundo está valorizando cada vez mais essa condição. Por isso, o selo traz benefícios ao produtor e toda a cadeia envolvida.
A parceria da Klabin consiste em disponibilizar pessoas, oferecer suporte e orientação durante esse período. Nosso intuito é construir um relacionamento de trocas com o produtor.
Além disso, por meio da certificação, é possível regularizar as áreas florestais e resguardar as matas nativas, assim como trabalhar na recuperação das florestas afetadas por algum problema. A adequação a uma operação sustentável terá como resultado a mudança da paisagem regional, pois as áreas de preservação permanente formam corredores ecológicos e um mosaico florestal que preserva a água e tem diferentes benefícios, até a melhoria do ar para as comunidades ao redor.
É importante lembrar que, além do FSCⓇ, orientamos nossos parceiros durante a obtenção do selo Cerflor (Programa Nacional de Certificação Florestal). Entenda mais sobre esse requisito em https://snif.florestal.gov.br/pt-br/certificacao-florestal/322-certificacao-cerflor.
(FSC-C022516)