Publicador de Conteúdos e Mídias

null FSCⓇ sob os olhos de uma especialista

icone

central de notícias

FSC
esquerda direita
FSCⓇ sob os olhos de uma especialista

O Plante com a Klabin incentiva todos os parceiros que desejem plantar pínus ou eucalipto a obterem o certificado de manejo florestal FSCⓇ (Forest Stewardship CouncilⓇ). Para explicar por que este selo é fundamental para a prosperidade de sua floresta, conversamos com Samantha Paiva, Consultora de Sustentabilidade da Klabin, que enxerga um potencial transformador em nosso programa.  

Confira! 

Samantha Paiva, Consultora de Sustentabilidade da Klabin.

 

Antes de mais nada, o que é o selo FSCⓇ? 

O selo é uma certificação florestal que gera garantias ambientais e permite que o plantio das florestas se torne economicamente viável, ambientalmente adequado e socialmente justo. Ele nasceu depois da ECO-92, uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) que é um marco histórico sobre o futuro do meio ambiente. 

Qual é a importância de certificar as florestas parceiras?

A certificação possibilita que mostremos para nossos clientes - e também para o mundo - qual caminho estamos escolhendo. Desde o primeiro momento, nossa equipe realiza o monitoramento das florestas para garantir que todos os trâmites legais e ambientais estão sendo seguidos. Também avaliamos a quantidade de herbicidas necessários à floresta, visualizamos melhor o controle de pragas e evitamos danos comerciais à madeira.

Essa certificação também demonstra que os colaboradores envolvidos no plantio têm condições de trabalho seguras. 

E como o produtor rural consegue obter o selo? 

Eu costumo dizer que o primeiro passo é ter vontade de contribuir e acreditar em um processo de transformação. Esse é um trabalho em conjunto, que visa a melhorias socioambientais e exige esforço de ambos os lados. A partir disso, realizamos uma avaliação da documentação da área, além de uma análise da propriedade, para traçar um plano de ação. Com esse planejamento, avaliamos se existem colaboradores trabalhando ali e também possíveis desvios.

Outro ponto é a existência de outros cultivos na mesma área. Se houver pecuária, orientamos o produtor a realizar o cercamento das áreas de preservação permanente. Se houver agricultura, orientamos a separação do depósito de químicos, para que os produtos sejam identificados para cada fim. Antes da obtenção, tudo será avaliado a fim de cumprir os 10 princípios do FSCⓇ, que contemplam a legislação, os direitos do trabalhador, povos nativos, entre outros assuntos. É importante dizer que haverá o acompanhamento anual e, a cada 5 anos, é preciso renovar a certificação. 

Quais são as documentações necessárias?

Todo o processo será guiado. Nosso parceiro será encaminhado para a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), responsável pelo programa Matas Legais. Ela fará as demarcações necessárias para as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e iniciará, caso necessário, a recuperação ambiental da área. Depois disso, essa consultoria encaminhará o proprietário a uma empresa certificadora, que dará sequência aos trâmites da obtenção. 

Como o proprietário rural pode se beneficiar do FSCⓇ? 
 
Hoje, a Klabin paga mais pela madeira certificada. A sustentabilidade é uma demanda do mercado que precisa ser atendida, pois o mundo está valorizando cada vez mais essa condição. Por isso, o selo traz benefícios ao produtor e toda a cadeia envolvida. 

A parceria da Klabin consiste em disponibilizar pessoas, oferecer suporte e orientação durante esse período. Nosso intuito é construir um relacionamento de trocas com o produtor. 

Além disso, por meio da certificação, é possível regularizar as áreas florestais e resguardar as matas nativas, assim como trabalhar na recuperação das florestas afetadas por algum problema. A adequação a uma operação sustentável terá como resultado a mudança da paisagem regional, pois as áreas de preservação permanente formam corredores ecológicos e um mosaico florestal que preserva a água e tem diferentes benefícios, até a melhoria do ar para as comunidades ao redor. 

É importante lembrar que, além do FSCⓇ, orientamos nossos parceiros durante a obtenção do selo Cerflor (Programa Nacional de Certificação Florestal). Entenda mais sobre esse requisito em https://snif.florestal.gov.br/pt-br/certificacao-florestal/322-certificacao-cerflor

Para saber mais sobre o Plante com a Klabin, ligue 0800-728-0607 ou acesse o site plantecom.klabin.com.br. Conheça também o site da Apremavi.

(FSC-C022516)