Publicador de Conteúdos e Mídias

null Florestas e rebanhos? Combinação do futuro

icone

central de notícias

Desenvolvimento sustentável
esquerda direita
Florestas e rebanhos? Combinação do futuro

A Klabin e a Embrapa firmaram uma parceria que busca criar e validar novas diretrizes para o sistema silvipastoril (integração pecuária-floresta). O objetivo é conciliar na mesma propriedade o plantio de floresta de pínus ou eucalipto com a criação simultânea do gado de corte. A combinação é a seguinte: durante seu ciclo de vida, rebanhos bovinos liberam metano na atmosfera, um dos gases que geram o efeito estufa. Já as árvores capturam o gás carbônico presente na atmosfera em seu processo de crescimento. O gás carbônico também provoca o efeito estufa. Quando as duas atividades são combinadas em uma mesma propriedade, na forma de sistemas silvipastoris, é possível neutralizar os efeitos dos gases estufa produzidos pelos rebanhos, contribuindo para frear o aquecimento global.
 
O projeto com a Embrapa terá duração de sete anos. Neste período, serão realizados os estudos e a coleta de dados nas propriedades, que serão aliadas nessa experiência que trará ganhos ao meio ambiente. “O projeto pretende gerar informações para subsidiar políticas públicas, como as do plano ABC+, recentemente lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e que tem como objetivo a ‘descarbonização’ da produção brasileira. Isso pode estimular que mais produtores adotem a prática”, avalia Porfírio-da-Silva, que coordena o projeto pela Embrapa Florestas.

Com a pesquisa, espera-se criar diretrizes que possibilitem ao produtor rural vender os plantios florestais para a indústria de celulose e papel. “A iniciativa é pioneira no setor, e busca trazer ganhos para ambas as atividades produtivas. Ela surge como uma alternativa de geração de renda, que promove o desenvolvimento das regiões através do avanço das práticas sustentáveis. Esperamos que as pesquisas apresentem resultados benéficos já nos próximos dois anos”, afirma José Totti, Diretor Florestal da Klabin. 

O objetivo final da pesquisa é abrir aos produtores rurais parceiros as portas de acesso ao mercado de carne baixo carbono. Este protocolo desenvolvido pela Embrapa, atesta que os animais que deram origem à carne tiveram as suas emissões de metano e gás carbônico compensadas durante a produção, com a ajuda das árvores integradas ao sistema. 

Quer saber mais sobre o Plante com a Klabin? entre em contato conosco pelo e-mail plantecomaklabin@klabin.com.br ou pelo telefone 0800 728 0607.