Publicador de Conteúdos e Mídias

null Déficit hídrico

icone

central de notícias

Déficit hídrico
esquerda direita
Déficit hídrico

O período atual tem sido marcado na história como uma das maiores crises hídricas do estado do Paraná. Ele afeta o abastecimento de água nas cidades, gera quebras de safras na agricultura e impacta também os plantios florestais.

Na região de Telêmaco Borba, assim como nos anos anteriores, além do baixo volume de chuvas, o clima está sendo influenciado pelo fenômeno La Niña, que ocorre no oceano Pacífico e ocasiona períodos secos no sul do Brasil, com apenas 74% da precipitação esperada para o primeiro quadrimestre (jan-abr). 
 

O ano de 2021 segue a mesma tendência.

Fonte: Relatório interno (Klabin)

A situação é preocupante. Por isso, ações devem ser tomadas para minimizar os impactos nos plantios florestais.

Situação encontrada

No campo, os sintomas de falta de água são variáveis. Na maior parte dos casos, ocorre a murcha e seca das folhas no formato de “V” invertido, encarquilhamento foliar e seca de ponteiros, galhos e caule principal no terço superior ou em toda sua extensão, devido à dificuldade das raízes absorverem água em quantidade suficiente para suprir suas necessidades.
 

Lesões foliares em forma de “V” invertido;

Murcha e morte da mudas

Orientações

Previsão do tempo

Acompanhe sempre a previsão do tempo para organizar sua atividade, mas lembre-se: ela também não é precisa. Só faça o plantio se o volume de precipitação ocorrido tiver sido suficiente para umedecer bem o solo. Caso contrário, aguarde as próximas chuvas.

E O MAIS IMPORTANTE: 
NÃO FAÇA O PLANTIO em épocas de veranicos/estiagem, como agora (entre maio e julho). 

Gel absorvente

Se o plantio não puder ser adiado, pode-se aplicar o gel (polímero absorvente) na cova das mudas. Neste caso, a irrigação deve ocorrer entre o 5º e o 7º dia pós-plantio, se não ocorrer precipitação no período. 

Atenção: se a estiagem se prolongar para além de uma semana pós-plantio, é obrigatória a irrigação. Caso contrário, o gel removerá a água das raízes das mudas, podendo levar a uma mortalidade ainda maior que aquela causada pelo déficit hídrico. 

Outras mudas

Caso o plantio seja realizado, uma outra recomendação é o uso de mudas “rustificadas”. Evitar mudas tenras. 

Monitoramento constante

Para plantios já estabelecidos, faça o monitoramento visual da condição das mudas. Se elas apresentarem sintomas de murcha ou queima/perda de folhas, é necessário realizar a irrigação de salvamento (em torno de 2-3 litros de água por muda).

Matocompetição

Mantenha o plantio com interferência mínima de aninhas e outros tipos de matos próximos às mudas. Eles favorecem a mortalidade em períodos de estiagem porque eles são mais eficientes na captura pela água do solo. 

Entre em contato!

A Klabin possui uma equipe de técnicos que você pode procurar em casos de dúvidas e orientações, ou se precisar de apoio. Basta entrar em contato através de um dos canais abaixo:

Telefone: 0800 728 0607
Site: plantecom.klabin.com.br

Podem participar do programa proprietários com interesse em implantar florestas com recursos próprios ou que já disponham de florestas jovens, em propriedades localizadas no estado do Paraná. Para mais informações entre em contato conosco pelo email plantecomaklabin@klabin.com.br ou pelo telefone 0800 728 0607