Publicador de Conteúdos e Mídias

null Como plantar madeira e garantir a preservação do ecossistema?

icone

central de notícias

Como plantar madeira e garantir a preservação do ecossistema?
esquerda direita
Como plantar madeira e garantir a preservação do ecossistema?

Técnicas utilizadas pela Klabin respeitam o desenvolvimento sustentável

Quando falamos em madeira, sempre entra em pauta a questão da sustentabilidade ambiental. Afinal, se a árvore não renasce ao ser cortada, por que tratamos a madeira como um material renovável?

Na natureza, as árvores se renovam naturalmente. Porém, quando falamos de pínus ou eucalipto, essa renovação se dá através do reflorestamento. Ou seja, ao retirar uma árvore do solo, outra é plantada em seu lugar, mantendo o ciclo ativo. 

Na Klabin, sustentabilidade é uma premissa. Por isso, a Companhia orienta seus parceiros quanto ao manejo florestal correto, feito de forma racional e ambientalmente adequada. “Dessa forma, conseguimos manter os nutrientes do solo, protegendo-o contra desgastes resultantes de práticas inadequadas”, explica Henrique Luvison, coordenador de Responsabilidade Ambiental da Klabin. 

Com o solo nutrido, é possível fazer o manejo de diversas culturas em uma mesma área, aumentando, assim, o leque de possibilidades do terreno. “Os produtores que já têm outras culturas na propriedade, ao optar pela floresta de eucalipto, passam a ter mais uma possibilidade de renda, aproveitando melhor o espaço e melhorando a qualidade do solo”, conclui Henrique.

Integração Lavoura Pecuária Floresta

Plantio em mosaico

O sistema adotado pela Klabin em suas florestas é o plantio em mosaico, que funciona com blocos de eucalipto de idades iguais, ou seja, plantados no mesmo período, intercalados com vegetação nativa. Vista de cima, a área se assemelha a um enorme quebra-cabeça verde.

O mosaico é pensado de forma a garantir um melhor manejo do solo e dos recursos naturais, com a proteção dos recursos hídricos, controle da emissão de gás carbônico (CO²) e manutenção dos espaços importantes para a coexistência da fauna e flora locais. Ou seja, a Klabin assume o compromisso de trabalhar com a biodiversidade, respeitando as características do espaço, suas espécies nativas e mantendo o equilíbrio do ecossistema.