アセットパブリッシャー

SustentaWhat? Biodiversidade

icone

central de notícias

A nossa série SustentaWhat? está de volta! Dessa vez vamos falar sobre biodiversidade, abordando sua importância e as ações da Companhia e do Plante com a Klabin para o desenvolvimento sustentável.
esquerda direita
SustentaWhat? Biodiversidade

Quando o assunto é biodiversidade, estamos falando da variedade de plantas e animais e da riqueza das espécies de uma determinada região. Cada uma delas tem seu papel na natureza e é importante para o equilíbrio do ambiente local e do nosso planeta. Essa variedade de espécies pode estar tanto nas profundezas dos oceanos quanto nas mais altas montanhas.   

  

A maior variedade de espécies do mundo 

Você sabia que o Brasil é o país que detém a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta? Pois é! Nós temos mais de 100 mil espécies animais e mais de 40 mil espécies vegetais que já foram identificadas pela ciência. Essa variedade de seres vivos é resultado do nosso clima e da extensão territorial do nosso país.  

A biodiversidade também tem importância econômica. Os seres vivos são a base para fabricação de alimentos, medicamentos, cosméticos, vestimentas e até habitação. Então, preservar a biodiversidade é garantir que esses recursos não faltem no futuro e que o meio ambiente fique em equilíbrio.   

 

Desenvolvimento sustentável 

Samantha de Paiva, coordenadora de Responsabilidade Ambiental da Klabin, na Florestal, conta que é possível identificar uma grande quantidade de animais silvestres que utilizam a nossa floresta como habitat (moradia), incluindo pássaros bem exigentes quanto ao local que preferem viver. “Espécies como maria leque, araponga, papagaio-do-peito-roxo, só habitam lugares considerados preservados na natureza e já foram observados em nossas florestas”, conta.  

Os resultados alcançados são resultado de um trabalho dedicado dos nossos times, que buscam o desenvolvimento sustentável e que realmente pensam no futuro. Para garantir que esse desenvolvimento sustentável seja fomentado, estamos aplicando várias práticas, dentro e fora da Companhia, que ajudam na manutenção e até no aumento dessa variedade riquíssima de espécies animais e vegetais. Confira algumas: 

- O Programa de Apicultura e Meliponicultura da Klabin é um ótimo exemplo de como trabalhamos para conservar a biodiversidade nas áreas de floresta plantada. Isso porque as abelhas são uma espécie de operárias da biodiversidade: quase 80% de todas as plantas com flores têm a ajuda das abelhas para se dispersar.  

- O plantio em mosaico florestal também é importante para a manutenção da nossa biodiversidade. Essa forma de manejo melhora a produção nas florestas e ajudar a proteger os recursos hídricos, porque facilitam a passagem de animais silvestres entre as várias faixas da floresta.    

- Nosso manejo hidrossolidário é uma iniciativa pioneira voltada a verificar as melhores práticas de manejo florestal para garantir a disponibilidade de água para as comunidades. Ele é resultado do plantio em mosaico que também cuida da nossa biodiversidade e protege os recursos hídricos. Cerca de 42% das nossas florestas são destinadas à conservação da vegetação nativa e essa prática também ajuda a criar refúgios para os animais.   

Além de todas essas iniciativas, temos, é claro, o Plante com a Klabin, um programa de parcerias florestais no qual a madeira é certificada. Para fecharmos um contrato, o produtor rural precisa obter os selos florestais. Estar com sua propriedade regulamentada garante que ele está cumprindo com todas as diretrizes de cuidado, segurança e respeito ao meio ambiente.  

E quando o plantio das florestas é feito de forma consciente, a mata nativa permanece intacta bem como todos os seus habitantes, preservando assim, o ecossistema e a biodiversidade daquela área. Nossa companhia também conta com um tecnológico sistema de monitoramento de incêndios, criado para prevenir e combater qualquer indício de fogo que possa prejudicar as florestas, as matas e os animais daquele ambiente. Confira um pouco mais sobre esse sistema na nossa matéria: Monitoramento inteligente para um combate eficiente