Publicador de continguts

Renovar para crescer ainda mais

icone

central de notícias

Cada etapa do ciclo florestal é indispensável para garantir uma floresta produtiva e uma matéria prima de qualidade. E ao fim de todos os processos, quando a madeira é finalmente colhida, o ciclo e a parceria ainda podem continuar!
esquerda direita
Renovar para crescer ainda mais

A Klabin é reconhecida pela excelência de seus produtos e um dos motivos é a qualidade da sua matéria-prima. Por isso, a empresa investe em cada etapa do ciclo florestal, além de buscar melhorias das espécies por meio de pesquisas e técnicas capazes de potencializar o desempenho nas florestas próprias e nas dos parceiros. Mas o que acontece depois que um ciclo é finalizado e a madeira é colhida? Entenda aqui como funciona a renovação do plantio e da parceria com os produtores.  

 

Um ciclo que se fecha e outro que se abre 

O ciclo florestal é o período que vai desde o plantio até a colheita das árvores, sendo, em média, de sete anos para eucaliptos e de 14 anos para pínus. Assim que atingem essa idade, as espécies estão prontas para serem colhidas. Depois disso, o ciclo já pode ser reiniciado. Para manter o padrão alto de produtividade e qualidade e, ao mesmo tempo, respeitar o meio ambiente e as comunidades, é importante estar atento a todas as etapas: colheita, novo preparo do solo, microplanejamento e práticas sustentáveis. 

Segundo Edenilson Luiz Pereira, analista Comercial de Aquisições, Arrendamento, Parcerias e Fomento, no novo ciclo, o material genético é definido de acordo com o local de plantio e o destino do produto final, aliando sempre as boas práticas de silvicultura e ao manejo correto. E tem mais: toda a cadeia de produção segue os princípios das certificações florestais e respeita as práticas de segurança do trabalho. 

Além disso, é indispensável realizar a readequação ambiental e o microplanejamento da área. “A Klabin tem papel importante no desenvolvimento social, econômico, ambiental e tecnológico, contribuindo na renovação e nos primeiros passos de um novo ciclo florestal”, afirma Edenilson.  

 

Um replay na parceria 

Segundo ele, os parceiros são muito importantes na trajetória da Klabin. Nas diversas modalidades de negócio oferecidas, eles têm a possibilidade de participar do mercado florestal, diversificar sua renda e ainda contar com as melhores tecnologias e métodos de produção florestal disponíveis. 

Nossa equipe está sempre pronta, oferecendo assistência técnica e administrativa aos parceiros para que, ao longo do contrato, eles possam conhecer melhor os modelos de negócio propostos pela Companhia. “Assim, podemos construir juntos um projeto que melhor se adapte às necessidades da Klabin e dos parceiros”, relata Edenilson

 

Conte conosco!  Entre as ações para estreitar o relacionamento e compartilhar conhecimento com os produtores rurais estão palestras de pesquisadores da Klabin e apresentação de tendências do mercado de carbono, como ocorreu na Expo Londrina deste ano, visitas à Unidade Puma e encontros com fornecedores.  Além disso, nossa equipe de assistência técnica está de prontidão para prestar a assessoria necessária. Para mais informações, procure o seu negociador ou ligue: (42) 99818-4969 / 0800 728 0607.