SustentaWhat? O que é deserto verde
central de notícias
Nossa companhia e o programa Plante com a Klabin possuem a sustentabilidade gravados em seu DNA e, por isso, falamos sempre sobre o tema por aqui. Mas alguns conceitos dessa área podem ser desconhecidos por muita gente e foi pensando justamente em tirar dúvidas e compartilhar informações, que damos início a nossa série SustentaWhat?. Nosso primeiro tema é: deserto verde. Já ouviu esse termo?
Deserto verde: por aqui não!
O deserto verde é uma expressão usada para descrever grandes plantações de uma única espécie (monocultura). Dependendo da forma como forem manejadas podem causar danos na disponibilidade de recursos hídricos, solo e também para a biodiversidade local (já que um só tipo de vegetação restringe muito os recursos que sustentam a diversidade da fauna, por exemplo).
No Plante com a Klabin e em nossa Companhia isso não acontece, pois o plantio de eucalipto e pínus é todo pensado e planejado para causar o menor impacto possível. Nossas florestas próprias são plantadas em “blocos”, em meio a áreas de mata nativa preservada. Essa forma de manejo é conhecida como plantio em mosaico. Além de melhorar a produção nas florestas e ajudar a proteger os recursos hídricos, o formato de plantio em mosaico conserva a biodiversidade por meio da criação dos corredores ecológicos, que facilitam a passagem de animais silvestres. Inclusive, sabia que somos referência mundial nesse tipo de manejo?
Nas áreas de nossos parceiros o formato da plantação pode variar de acordo com as particularidades de cada área, mas sempre é respeitada a mata nativa ao redor e também as demais culturas já existentes na propriedade. Seguimos juntos consolidando florestas plantadas em harmonia com o ambiente! O manejo adequado também é garantido por meio das certificações ambientais e do auxílio contínuo que o Plante com a Klabin disponibiliza, via visitas técnicas, compartilhamento de informações e por nossa central de atendimento 24 horas: 0800 728 0607.
Nosso compromisso com a gestão ambiental e o desenvolvimento sustentável garantidos por meio das certificações, atestam que nosso trabalho promove a melhoria de indicadores como: qualidade da água, conservação das árvores e da fauna, respeito às comunidades locais e outros pontos que contribuem para nossos objetivos de desenvolvimento sustentável, agregando valor aos produtos finais.
Biodiversidade? Temos!
Um sinal de que estamos conduzindo nossas florestas da forma correta é que nós conseguimos confirmar a existência de uma vasta biodiversidade em nossas áreas de atuação. Por meio de monitoramentos, que são feitos anualmente, é possível constatar a presença de diversas espécies. “Nós conseguimos identificar uma grande quantidade de animais silvestres que utilizam a nossa floresta como habitat”, nos conta Samantha de Paiva, Coordenadora de Responsabilidade Ambiental da Klabin na Florestal.
E olha que interessante: algumas espécies de aves, que são mais exigentes quanto ao local que habitam e só vivem em lugares considerados mais preservados na natureza, já foram observados em nossas florestas. Isso é resultado de um trabalho dedicado, que visa ao desenvolvimento sustentável e que realmente pensa no futuro.