Publicador de Conteúdos e Mídias

null Pesquisa em parceria com Embrapa evolui com foco sustentabilidade

icone

central de notícias

Pesquisa em parceria com a Embrapa evolui e está em fase de obtenção de dados
esquerda direita
Pesquisa em parceria com Embrapa evolui com foco sustentabilidade

No último ano, a Klabin se uniu à Embrapa para estabelecer as diretrizes e validação do projeto Carne Carbono Neutro e Carne de Baixo Carbono, ambientado na produção do sistema silvipastoril, através de uma pesquisa inédita. Os objetivos principais são aliar a mitigação da emissão de metano produzida pelos bovinos e desenvolver um sistema silvipastoril voltado para produção de celulose, focando sempre em uma produção mais sustentável. Além disso, com árvores, animais e pastagem no mesmo local, é possível ter um aproveitamento maior da área utilizada na propriedade.

Segundo Lorhan Matheus de Souza Medalha, analista Comercial da Klabin que acompanha a implantação do projeto, a pesquisa está na fase de coleta de dados e implantação das unidades de pesquisa. “A coleta de dados está sendo realizada para dimensionamento do percentual de carbono presente no solo, tocos e raízes. Nesses dois últimos, levamos em consideração o tempo e a sua deterioração, já no solo é avaliada a presença de carbono em diversas profundidades e comparada com outras formas de cultura, inclusive com o próprio plantio convencional (maciço florestal)”, explica.

Os estudos são realizados nas unidades de pesquisa silvipastoril em Figueira (PR) e, em breve, será implantada a unidade de pesquisa em Tibagi (PR). As áreas possuem boas características de relevo, com poucos declives e baixa possibilidade de erosão. Além disso, estudos de espaçamento e espécies a serem utilizadas também serão avaliados na pesquisa.

Assim que a floresta atingir o ponto que suporte o gado, ele será liberado para se ambientar. A previsão para essa fase é de aproximadamente um ano após a implantação. “As pesquisas são realizadas visando atender as necessidades da Klabin e do produtor. Da Companhia, para a produção de celulose, e do parceiro, melhorando a qualidade de sua terra, o bem-estar animal, e, consequentemente, a qualidade do seu produto principal, sendo gado de corte ou leiteiro, além de fornecer mais uma forma de renda, que é a madeira”, garante Lorhan sobre os benefícios da pesquisa.

Para outras informações, entre em contato pelo e-mail plantecomaklabin@klabin.com.br ou pelo telefone 0800 728 0607.